BPTur se prepara para Jogos Olímpicos do Rio

O Rio de Janeiro segue se preparando para receber o maior evento esportivo do planeta. Mas será que a ‘Cidade Maravilhosa’ está preparada para um evento desse porte?

O planejamento de segurança para as olimpíadas pareceu em um primeiro momento que estava abandonado pelo fato de que os 5000 novos policiais que foram prometidos não entraram, sendo destes apenas 1,5 mil ingressaram na corporação. Com isso, foi adotado um regime de emergência e a força policial foi suprida pela Força Nacional de Segurança e pelo Exército.

A Força Nacional, formada majoritariamente por policiais civis, militares, peritos e bombeiros, assume parte das instalações olímpicas a partir de 5 de julho de 2016. Quase 10 mil homens devem participar da segurança nas instalações olímpicas a partir de maio.

Os Batalhões de Polícia Militar também estão se preparando para os Jogos Olímpicos, em especial, o Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), batalhão voltado exclusivamente para o policiamento ostensivo em áreas de grande fluxo turístico na capital fluminense.

Em entrevista exclusiva ao CBPMERJ Informa, o comandante do BPTur, tenente-coronel Mauro Fliess, falou sobre como o batalhão está se preparando para a disputa dos jogos e a sua expectativa para o grande evento.

“Nós estamos trabalhando e buscando uma qualificação contínua do nosso efetivo, principalmente na fluência de outros idiomas. Hoje nós temos além dos policiais que falam inglês, em andamento cursos de japonês e alemão. Então a Qualificação é muito importante e a integração também. Integração com os órgãos de esfera municipal, estadual e federal que estão envolvidos nesse planejamento dos Jogos Olímpicos. A Polícia Militar está inteiramente empenhada na segurança juntamente da Polícia civil, Guarda Municipal, Governo do Estado, Força Nacional e a Abin, com um perfeito entrosamento para traçar o melhor planejamento e colocar em prática essas ações. Hoje o BPTur trabalha com 185 homens e esse número deve dobrar até as Olimpíadas. Minha expectativa é a melhor possível. Nós estamos preparados para grandes eventos, já tivemos alguns testes e posso garantir que adquirimos uma experiência muito grande para um evento deste porte. Nós estamos preparados!” Finalizou

Tags:,