Novo Comandante Geral toma posse

Nesta terça-feira (25/10) realizou-se no Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), a solenidade de passagem de Comando da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Na Função de Comandante da Corporação desde o dia 04 de janeiro de 2016, o Coronel Edison Duarte dos Santos Junior passou o posto para o Coronel Wolney Dias Ferreira.
O evento contou com a presença do atual Secretário de Estado de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Roberto Sá, que representou o Governador do Estado Francisco Dornelles; Deputada Estadual Martha Rocha; Deputado Estadual Paulo Ramos; Presidente da AME, Coronel Fernando Belo; Ex-comandantes da PMERJ, Coronel Ubiratan Ângelo e Coronel Wilton; e do Presidente da Caixa Beneficente da Polícia Militar, Coronel Robson Paulo, que prestigiou a posse do novo Comandante e colocou a Caixa Beneficente a disposição, como parceira da instituição para oferecer benefícios e serviços em prol do bem-estar dos Policiais Militares e seus dependentes.
O primeiro a se pronunciar foi o então Comandante-Geral, Edison Duarte. Em seu forte discurso, ele destacou a imensa honra de comandar a Polícia Militar durante os Jogos Olímpicos e lamentou as mortes de Policiais Militares durante o seu comando.

“Este momento estará sem dúvida nenhuma marcado para sempre em minha vida. Vivi intensamente nestes últimos meses e posso até considerar que foi um período curto de tempo, e que passou rápido, tamanha a intensidade com que se vive diariamente nesta função. Por outro lado, foi um período longo de aprendizado, de dedicação, de empenho, de entrega, de abnegação, de renúncia e, sobretudo, de muita vontade de acertar e de cumprir a nobre missão que me foi confiada. Comandei a Polícia Militar em um momento muito especial de nossa história recente, um momento que minha geração e algumas outras gerações que virão por aí jamais terão a oportunidade de viver, como eu pude viver. Comandei a Polícia Militar durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, encerrando uma sequência impressionante de grandes eventos internacionais realizados na mesma cidade sede, e fomos extremamente demandados. E posso afirmar, com certeza, nós fomos os grandes responsáveis pelo sucesso na segurança pública dos jogos, apesar de todos os problemas pelos quais passamos diariamente neste ano de 2016.” E disse ainda:
“Não poderia deixar de render uma justa homenagem aos 19 Policiais Militares que perderam suas vidas em serviço no combate ao crime, e aos outros 61 que foram assassinados fora de serviço, simplesmente por serem Policiais Militares, durante o período em que fui comandante geral. A vocês, nobres e valorosos guerreiros, verdadeiros heróis brasileiros, de uma sociedade que por vezes não os reconhecem, rendo minha homenagem, minha continência e minhas orações. Não há tragédia maior para um comandante, do que enterrar um soldado sob o seu comando. Cumpri minha missão, combati o bom combate, terminei minha corrida e guardei a minha fé. Vida longa a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.” Finalizou.

O Novo Comandante-Geral da corporação, Coronel Wolney Dias Ferreira, agradeceu a confiança e prometeu lutar pela dignidade do Policial Militar.

“Estou junto de todos os Policiais Militares, ativos e inativos, a quem terei a honra de representar. Trago comigo a experiência profissional adquirida ao longo de 33 anos de serviços prestados através de cursos, especializações, comandos e direções. Experiência esta que foi extremamente enriquecida pelo convívio com grandes comandantes, chefes e diretores que forjaram o meu caráter e solidificaram meus conhecimentos profissionais. Conto com a participação de todos, colocando à disposição a partir de agora, todos os nossos telefones e demais meios de comunicação, estando as nossas portas permanentemente abertas a toda população.”

O Comandante encerrou seu pronunciamento com um discurso tocante:

“Finalizo propondo a todos os presentes um simples exercício mental. Imaginem que cada um dos senhores aqui presentes tenha um filho, uma filha, pai ou mãe Policial Militar, e neste momento em todos os recantos se encontram defendendo cidadãos. E se questionem: o que eu posso fazer, no âmbito de minhas possibilidades, para defender quem me defende? Pensem nisto, esta reflexão é extremamente importante.” Finalizou.

 

Wolney Dias Ferreira é o novo Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Ele tem 55 anos, é casado e pai de três filhos. Entre as várias funções desempenhadas ao longo da carreira, ele foi Corregedor Interno da PMERJ e comandou vários batalhões. Ele também é associado da Caixa Beneficente da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
O Secretário de Segurança, Roberto Sá, também discursou e desejou sucesso ao Coronel Wolney na nova missão.

“Em nome do Governador Francisco Dornelles, que neste momento encontra-se reunido com nossa equipe econômica do Estado para tentar vislumbrar soluções para passarmos por esta crise, trago o seu agradecimento ao Coronel Duarte e o desejo de muito sucesso ao Coronel Dias. É uma honra muito grande estar neste momento presenciando e presidindo esta cerimônia de passagem de comando desta instituição bicentenária.” Disse o Secretário, que continuou:
“Quero desejar ao Coronel Wolney sucesso nesta árdua missão. Experiência profissional não lhe falta. Vamos dar as mãos, vamos nos unir. Dignidade para o servidor Policial Militar e Civil vai ser o nosso norte. Quem provê segurança precisa estar seguro, com a certeza de ter as suas necessidades básicas atendidas, e nossa gestão vai se pautar por estes pilares, por estes princípios, por estas estratégias. Preservar vidas, controlar a criminalidade e valorizar o nosso profissional de segurança pública.” Finalizou. (Veja vídeo abaixo)

 

No fim, houve uma apresentação de gala da Banda Sinfônica da PMERJ, que após o desfile de viaturas, encerrou as atividades com a tradicional Canção do Policial Militar. O Presidente da Caixa Beneficente, Robson Paulo, desejou votos de grandes realizações ao novo Comandante Geral:

“A Caixa Beneficente, assim como fez nesses seus 113 anos de existência, está de portas abertas para o Comandante Geral e a Polícia Militar. Juntos, vamos fazer um Rio de Janeiro mais humano”, disse o Presidente.

Galeria de imagens da solenidade de passagem de Comando da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro:

No comments yet.

Deixe sua resposta


NossasLojas

Almirante Barroso

Av. Almirante Barroso 63, sl. 304
Centro - Rio de Janeiro - RJ

Pedro I

Rua Pedro I, 16
Pça. Tiradentes - Rio de Janeiro - RJ

Endereço

Rua Pedro I, 16 - Pça. Tiradentes
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.060-050


Assistência Funeral
0800 282 1523 (24 horas)

Canais de Atendimento
(21) 2117-2000
(21) 2117-2000 op.5 (pousadas)
(21) 986 691 703 (pousadas)
ouvidoria@cbpmerj.com.br

Somente como associado da CBPMERJ, poderá vincular-se aos demais planos, em caso de pedido de exclusão do quadro de associados, os outros planos ficam automaticamente cancelados.

A contagem da carência só é confirmada pelo pagamento que corresponde a primeira mensalidade.


Política
de Privacidade

REDES SOCIAIS